Telefone de contato:

E-mail de contato:

Trilhas e Cachoeiras

Com uma beleza surpreendente, a presença dos ecossistemas da Mata Atlântica, Serra do Mar e da Zona Costeira garantem a diversidade ecológica em toda a extensão de São Sebastião.

São trilhas, cachoeiras com diversos níveis de quedas d’água, formações naturais, mata com fácil acesso e grande diversidade de atrativos, que permitem uma rica experiência no contato com a flora e a fauna da região durante o ano todo.

As trilhas ao longo da costa atendem tanto aos iniciantes em atividades de ecoturismo quanto aos praticantes mais experientes, incluindo rapel, tirolesa, cascading e Bird watching.

Cachoeiras do Ribeirão Itu

Localizada na praia de Boiçucanga, a trilha Cachoeiras do Ribeirão do Itu está situada em meio à Mata Atlântica e é possível visitá-la através de três roteiros.

 

Pedra Lisa

Com inicio no sertão de Boiçucanga, é a opção com menor grau de dificuldade. Sua duração é de 40 minutos e no final do percurso pode-se apreciar uma queda d´água de 30 metros de altura, própria para banho.

 

Samambaiaçu e Serpente

Começa no sertão de Boiçucanga e chega à altura do Parque Estadual da Serra do Mar. A duração é de 90 minutos e o grau de dificuldade é médio, a trilha tem como atrativo a Cachoeira da Samambaiaçu, com queda
d´água de 20 metros de altura, boa para a prática de rapel.

 

Trilha Completa

Com início na divisa dos municípios de Salesópolis e Caraguatatuba, termina no bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. São 8,2 quilômetros de extensão e o percurso, com alto grau de dificuldade, leva cerca de seis horas.

Praia Brava – Boiçucanga

A trilha da Praia Brava tem aproximadamente 3 quilômetros de extensão e faz parte de uma área sob proteção especial entre Maresias e Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. O percurso dura em media 3 horas e é realizado através de exuberante fauna e flora. Conta com dois mirantes de onde se tem a visão das praias de Boiçucanga e Cambury, além de As Ilhas, Montão do Trigo, Ilha dos Gatos, Alcatrazes e Ilhabela. No final da trilha encontra-se uma praia deserta com ondas fortes e areia branca e ainda um rio de água doce para se refrescar.

Estrada de Limeira

Localizada na praia da Enseada, esta trilha, com duração de duas horas, percorre diversos trechos do Parque Estadual da Serra do Mar, os quais dão ao visitante uma visão deslumbrante do Canal de São Sebastião e cidades circunvizinhas. Antigas fazendas, contato direto com a exuberante Mata Atlântica, sua fauna e flora típicas dão o toque especial à trilha que só pode ser acessada em veículos 4 x 4 ou motocicletas.

Praia Brava – Guaecá

O acesso à trilha é realizado através do canto sul da praia de Guaecá, o qual leva a uma pequenina praia. Um paraíso inabitado com areias claras, finas e mar pouco agitado. No caminho há uma cachoeira. É uma trilha de fácil acesso com duração de 30 minutos.

Sítio Jatobá

Cercado de espécies da Mata Atlântica, o Sitio Jatobá está localizado no sertão da Barra do Una. Ideal para quem gosta de ambientes naturais e tranquilidade. Essa trilha tem uma grande diversidade de flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção e rios cristalinos, ideais para banho. É uma trilha de fácil acesso com duração de 3 horas.

Sítio Arqueológico

Localizado em meio à Mata Atlântica, a 260 metros de altitude, o sítio arqueológico abriga restos construtivos de uma fazenda de tráfico de escravos. No local ainda há colunas, paredes, escadarias em pedra, terrações com floreiras, muros de contenção ornados com figuras, aquedutos e fornos que, juntamente com fragmentos de faiança, porcelana, cerâmica, cachimbos e demais testemunhos materiais, compõem este impressionante cenário com mais de 200 anos. É uma trilha de nível médio e o percurso dura aproximadamente 4 horas.